Uma história pra hoje. 8M.
Trilha:
Funkorama by Kevin MacLeod
Link: https://incompetech.filmmusic.io/song/3788-funkorama
License: https://filmmusic.io/standard-license
Em 2019 lancei meu programa de mentoria que chamei de Mentoria Profissional em Tempos de Mudança. A ideia surgiu quando um amigo que trabalhava no Co-Piloto comentou que ficava impressionado como eu conhecia tantas pessoas e como elas sempre vinham me visitar. Ele perguntou sobre o que conversávamos. E eu respondi que muitas vezes era só saudade mesmo, mas algumas pessoas me procuravam porque estavam incomodadas com o que estavam fazendo profissionalmente e sentiam que precisavam mudar.
Como eu tinha mudado de carreira, num tempo em que não se falava tanto nisso, eu era procurada para aconselhar e ser uma visão de fora para aquele problema.
Foi assim que entendi o valor daquelas conversas e como isso fazia sentido pras pessoas, e principalmente mulheres.
Quando lancei o programa me surpreendi com a resposta rápida que obtive. Várias pessoas me procuraram, 90% mulheres, e logo fechei meu objetivo de 5 mentorias em um trimestre. Todas que fecharam foram mulheres.
Eu sabia que aquela iniciativa iria ser impactante pra mim. Mas foi muito mais do que isso. Receber a confiança delas, tão diferentes e únicas, fez com que eu me reafirmasse como uma pessoa valorosa e que tem a contribuir. Foi uma troca intensa em que pude aprender muito sobre limites e sobre como faz diferença quando nos conscientizamos da nossa história e do que queremos. Porque sim, às vezes a resposta pra pergunta o que você gosta de fazer era um silêncio, triste e definidor.
No processo, o jeito Helô de mentorar também era ligando pontos. Quando fazia sentido, eu promovia encontros entre a mentorada e uma profissional da área que ela estava flertando ou que queria conhecer melhor. Mulheres que se encontravam, se conheciam, se expunham e deixavam marcas, umas nas outras.
Meu desejo para este dia é que tenhamos cada vez mais consciência da nossa força, individual e coletiva, que as próximas gerações já cheguem em um lugar melhor do que o que chegamos.
Infelizmente não podemos descansar. Você sabia que em 2021, com o combo pandemia e desgoverno, a participação da mulher no mercado de trabalho voltou aos níveis dos anos 1990? Regredimos 30 anos em 3!
Contrate mulheres, compre de mulheres e fortaleça o corre delas. Isso faz muita diferença.
Separei alguns links se você quiser saber mais:
Uma matéria sobre o assunto no Universa.
Aqui a página de acesso à pesquisa do IPEA.
E aqui o episódio do Ossobuco com a Carina Ávila, onde a Thais Fabris traz essa informação da pesquisa que ficou gravada na minha memória. Escute este episódio hoje, no dia internacional da mulher ou em qualquer dia, porque a gente tá no corre sempre. Ah, a apresentação sou eu :)